Páginas

terça-feira, 28 de setembro de 2010

VOTO NÃO TEM PREÇO, TEM CONSEQUÊNCIAS!

   Diante das próximas eleições, o Bispo do Marajó envia uma  carta aos fiéis da Igreja Católica e a todos os marajoaras de boa vontade. O Bispo e com ele a Igreja, pode e deve a todo momento pregar a fé com autêntica liberdade, "ensinar a doutrina de Cristo sobre a sociedade, realizar sua missão sem impedimento algum e emitir seu juizo moral, inclusive sobre materias que se referem à ordem politica quando o exijam os direitos fundamentais da pessoa ou a salvação das almas".(GS 76).
Aqui mostraremos alguns trechos desta carta: " Numa Prelazia como a nossa onde oa direitos fundamentais da pessoa são escarnecidos, a dignidade humana é desprezada sistematicamente e o abandono do Estado é quase total, a Igreja para cumprir adequadamente sua missão em obediência a Cristo, seu único Senhor, trata de oferecer luz para a formação da consciência no exercício do direito a voto nas próximas eleições. Esta carta, é portanto, aplicação do evangelho à nossa realidade marajoara no exercício do ministério episcopal recebido de Jesus Cristo.
   A moral constitui uma dimensão essencial da evangelização. O tempo das eleições é um momento específico para mantermos a coerência ética necessária para com os ditames e a voz da consciência. Sem essa coerência ética, especialmente no momento das eleições, perdemos nossa identidade cristã e agirmos como se Deus não existisse. É o mesmo que negar a Deus com os fatos. "VOTO NÃO TEM PREÇO, TEM CONSEGUÊNCIAS"! Assim, como não tem preço a vida humana, sua dignidade, sua condição de imagem e semelhança de Deus e por isso, não se podem vender nem comprar homens, nem mulheres, assim tão pouco se pode comprar ou vender o voto dop qual depende o emprego, a alimentação, a alfabetização, numa palavra, a dignidade e a vida humana. Por isso, é um crime hediondo, injustificável, crime contra a humanidade.
   Nosso estado, ausente por completo do Marajó e das suas causas repete hoje o abandono secular da nossa região marajoara. Fazendo encalhar e se opondo á implantação do plano de desenvolvimento integral do Marajó, aprovado pela presidência da nação e pelo estado do Pará, este se tornou de fato inimigo do povo marajoara. O estado, substituindo este plano pelo ‘’Território de cidadania ’’, mostrou grave desrespeito para com a identidade marajoara e com meras atuações locais e pontuais esqueceu Marajó como um todo e o despojou cinicamente do seu desenvolvimento global e integral.
   A IV Assembléia do povo de Deus excluiu com toda evidência e repetidas vezes como candidatos possíveis, aqueles de procedência protestante. Já nas anteriores eleições o bispo do Marajó assumia um posicionamento claramente negativo com relação aos candidatos evangélicos ou protestantes depois de uma experiência confirmada sem exceções em que a autoridade protestante no Marajó, marginaliza sistematicamente as comunidades católicas, não governa em nome da cidadania, mas em virtude do preconceito de seita, em contra diretamente do espírito e a letra da constituição brasileira, em injusta identificação prática entre interesse econômico e político de determinada seita com o reino de Deus.
   De modo orientativo, a IV assembléia do povo de Deus do Marajó afirmou que o voto deve ser dado a católicos ‘’ética e profissionalmente idôneos’’, é dizer, que apresentem um comportamento moral digno e estejam profissionalmente preparados. Dos candidatos se cevará exigir um posicionamento claro contra o aborto, matrimonio de gays e adoção de crianças por estes. Sabemos que, por exemplo, o PT e o PV são partidos que defendem no seu estatuto a implantação do aborto no Brasil.
   Continuaremos com mais uns trechos dessa carta na próxima postagem!
Equipe PASCOM!

domingo, 26 de setembro de 2010

Mês da Biblia

 

A abertura do mês de setembro foi marcada na paróquia com a procissão da BÍBLIA, uma atividade que reuniu paroquianos de todas as comunidades urbanas, que através desta união mostraram que a força e o fortalecimento de sua fé é fundamentada na palavra  do Senhor que fez o céu e a terra, e que nos mostra o caminho a seguir.

Casamento comunitário 2010




      A paróquia Nossa Senhora da Conceição, dentro do Plano Anual  Paroquial realiza para este ano de 2010 o Casamento Comunitário nas Comunidades Urbanas, dentre elas estão Nª. Sª.do Perpétuo Socorro, no bairro do Caju onde o casamento foi realizado no último dia 29 de Agosto na celebração Eucarística das 07h! Na comunidade de Santa Rita de Cássia, no bairro do Marabá, a cerimônia aconteceu ás 18h do dia 11 de setembro, com participação em massa da comunidade que testemunhou o "SIM" de 05 casais de jovens.
Mirilene e Alan
 
Rafael e Jussarah
Cristiane e Cristiano
Raimundo e Ivanete

Márcia e Wairo


     O próximo será na comunidade Nª. Sª. de Nazaré, no bairro Centro, dia 13 de Novembro(sábado). Qualquer informação procure a secretaria paroquial na 5ª rua de Salvaterra.A preparação e formação desses casais, ficou sob a responsabilidade da Pastoral Famíliar e do Pe. Fr. Cleto Millan.
     PS: Mais fotos no orkut da PASCOM (pascomsalvaterra@gmail.com). 

                                                             Nossos parabéns aos casados!
Que o Senhor Jesus derrame copiosas bençãos sobre vocês e suas famílias!
Paz de Jesus!

       

domingo, 12 de setembro de 2010

Retiro Espíritual Paroquial

Fr. Cleto no momento da adoração ao Santíssimo.

"...Não vos deixeis desanimar por aqueles que, desiludidos da vida, se tornaram surdos aos anseios mais profundos e autenticos do seu coração." (Papa João Paulo II)
Vos deixeis ser amados, pois amar é transformar, é olhar o outro e ver além daquilo que está estampado na sua aparência e Jesus é capaz de nos transformar, pois nos enxerga além das aparências.
Venha viver um momento muito especial na presença Jesus!

Hoje ás 15h na Igreja Matriz, Retiro Espiritual !

Não fique de fora!

sexta-feira, 3 de setembro de 2010

Abertura do mês da Bíblia em Salvaterra

     



A Paróquia Nossa Senhora da Conceição convida ao povo católico de Salvaterra a participar da  I CAMINHADA BIBLICA que se realizará no próximo dia 04/09/10,sábado, às 17h como abertura do mês da BÍBLIA.
      A concentração será em frente a Igreja Matriz . De lá sairão pelas ruas de Salvaterra e se encerrará na Igreja da 1ª rua.
  Venha Participar!