Páginas

quinta-feira, 23 de junho de 2011

1º Centenário da igreja de Nossa Senhora das Dores em Salvaterra

                            Logomarca do Centenário da Igreja de Nossa Srª das Dores

A Paróquia de Salvaterra, através da comunidade de Nossa Senhora das Dores, divulga a programação de comemoração ao 1º Centenário desta igreja, que um dia já foi a matriz de Salvaterra, com a N. Sra. da Conceição, como Titular da mesma e Padroeira da Paróquia. Com a inauguração da nova igreja matriz de Salvaterra na 5ª Rua, no dia 16 de dezembro de 1973, a igreja da 1ª Rua deixou de ser a igreja matriz e dela saiu também a imagem antiga de N. Sra. da Conceição, Padroeira da Paróquia, a fim de continuar sendo venerada na nova igreja matriz. No ano de 2010 foi criada a Comunidade de N. Sra. das Dores, com sede na igreja centenária. N. Sra das Dores foi escolhida Padroeira da nova Comunidade, em atenção à devoção do povo católico salvaterrense a uma antiga e belíssima imagem venerada na igreja centenária.
                     Imagem atual da Igreja Nossa Senhora das Dores

De acordo com a Comissão organizadora do Centenário, este precisará do empenho de todos os católicos salvaterrenses na colaboração e participação dos mesmos na vasta programação que está sendo montada, tendo como objetivo grandes benefícios para a igreja católica de Salvaterra.
                                    Nossa Senhora das Dores
  
A referida programação dará início no dia 10 de julho, domingo. Às 17 horas será realizada uma grande carreata com os comunitários vindos da zona rural e da cidade, com passagem nas principais ruas. Às 18 horas acontecerá a celebração da Missa concelebrada, que será presidida por Dom José Luis Azcona, bispo do Marajó, na praça, em frente à igreja centenária. Logo após será realizada uma noitada com show católico, arraial com sorteios, bingo, vendas e queima de fogos. No decorrer do período de julho a dezembro, serão realizadas diversas atividades sociais e religiosas. E, segundo palavras do pároco de Salvaterra, Frei Cleto Millan, “como fruto das atividades que vão ser realizadas no Centenário, estamos desejosos de alcançar benefícios e melhorias na estrutura física da igreja centenária e reforma e ampliação do antigo salão paroquial, patrimônio histórico da cidade, junto com a igreja de N. Sra. das Dores. E até ambos prédios deveriam ser declarados pela Excelentíssima Câmara Municipal monumentos de interes histórico, pois os mesmos são os prédios de mais valor histórico e cultural da nossa cidade de Sasnvaterra ”.

                    Acima antiga imagem da Igreja de Nossa Srª das Dores   

  O Centenário será encerrado no dia 18 de dezembro com a procissão com a imagem de N. Sra. das Dores, seguida de missa solene, presidida pelo bispo do Marajó, Dom José Luis Azcona. Logo após haverá a última noitada com a apresentação do documentário sobre a história da Paróquia, show religioso e festival para escolha do hino do Centenário. O Frei Cleto convida a toda comunidade católica de Salvaterra e visitantes a se fazerem presentes durante as programações do Centenário. 

                             Imagem de Nossa querida Igreja Centenária

                                 O povo unido na fé ontem, hoje e sempre



Nossa Senhora das Dores, intercedei pelo povo salvaterrense, diante do teu Filho JESUS! A Ele, nosso único Senhor e Salvador, todo louvor e toda glória. Amém.

Imagem atual de Nossa querida igreja Centenária

Nenhum comentário:

Postar um comentário