Começo esta matéria com uma pergunta: O que o Círio significa para nós? Não posso me colocar no lugar de Deus e achar que saberei o que significa para você, mas posso dizer o que este ano significou para mim. Quando me convocaram para fazer esta matéria eu pensei “chega de impessoalidade, precisamos de testemunho!”. E aqui eu darei o meu.
Eu e meu marido participamos da procissão da Trasladação que se deu da Comunidade de Santa Rita para a Comunidade Nossa Srª das Dores. Foi uma linda procissão! Quem esteve caminhando com Maria naquela noite, pôde sentir a paz que Ela traz aos nossos corações. Os fogos de artifícios, frutos de homenagens e promessas à Nossa Senhora da Imaculada Conceição, embelezaram os céus de Salvaterra deixando no ar um desejo de viver um Novo Tempo.
No outro dia acordamos cedo para conseguirmos chegar ao início da Santa Missa e chegando lá a Igreja de Nossa Srª das Dores já estava completamente lotada. A Santa Missa foi linda como sempre, porém o Frei Cleto Millan nos deu um aviso que deve ter deixado a comunidade um pouco entristecida, ele comunicou a ausência do Bispo da Prelazia do Marajó, Dom José Luis Azcona, por motivo desconhecido até aquele instante.
A Procissão foi linda, repleta de homenagens belíssimas em agradecimento às numerosas graças concedidas pela intercessão de Nossa Senhora da Imaculada Conceição. Víamos muitos devotos com lágrimas de jubilo nos olhos. O calor, como sempre, foi grande e penoso, mas a fé do povo foi muito maior, pois ninguém arredou o pé de perto de Nossa Mãe querida. Um fato me chamou a atenção. Não é bem um fato, mas um sentimento que se expressava nos olhos. Quando entramos na PA 154, eu vi muitos homens e mulheres que estavam ali nos bares amanhecidos das bebedeiras da noite, porém quando passava a Berlinda eles se calaram e não conseguiam tirar os olhos dEla como se estivessem pedindo um colo de Mãe e eles estavam perplexos também com a turma da animação que ia no trio, como se estivessem vendo uma grande luz. E eles viram de fato esta luz porque a fé é esta luz que fez com que essa turma não desistisse de estar alegre nenhum segundo sequer, pois eles eram naquele momento os anjos de Maria que dariam força para os devotos chegarem até o final da procissão! E que continuem sendo, pois a messe é grande e são poucos os trabalhadores.
Na cabine as crianças foram o meu consolo. Eram uma menina e um menino. Não perguntei o nome deles, mas trocamos algumas palavras. Houve um momento que a menina viu meu escapulário e viu a imagem do Sagrado Coração de Jesus e me perguntou: “porquê você tem a foto de Jesus se Ele é da Igreja evangélica?” Fiquei espantada com aquela pergunta, mas respondi com cautela: “Jesus é o Rei da Igreja Católica Apostólica Romana e Nossa Senhora é a Rainha, Mãe de todos nós. Ela é sua Mãe também. A Igreja Católica é a verdadeira Igreja de Jesus, as outras são todas falsas”. Ela ficou sem palavras. Também não falei mais nada pois ela era apenas uma criança e tudo que eu fosse tentar falar só faria ela ficar mais confusa ainda.
O Nelson, meu marido, fez um trabalho que na verdade não era dele, mas que foi de grande valia, ele foi um guarda realmente operante quando não tínhamos praticamente nenhum à frente do trio para abrir caminho em meio a multidão de devotos de Nossa Senhora. Foi incansável até o final!
Pensando o que significou o Círio para mim, penso o quanto Nossa Senhora sempre nos ensina a desejarmos um coração manso e humilde como o de Nosso Senhor Jesus Cristo. Porém, penso que o Círio de Nossa Senhora acontece para que lembremos de segui-LA, pois Ela é a Estrela Guia que nos leva até Jesus. E podemos estar sujos, feridos e doentes, mas Ela não tem nojo de nenhum de nós, pelo contrário, Ela nos ama infinitamente e incondicionalmente por que é Nossa Mãe no Céu e na Terra. E mais, Ela não desiste de nenhum de nós como o mundo costuma fazer. É misericordiosa, paciente, bondosa, humilde e a mais linda e amorosa Mãe do Universo!
Que presente maior Jesus poderia nos dar do que a própria Mãe dEle? Quando faço esta reflexão penso o quanto sofrerão nossos irmãos evangélicos no dia do Juízo Final, se permanecerem nesta idéia inútil de seguirem falsos pastores que só fazem se aproveitar da ignorância deles. Não tem Mãe, são pobres órfãos por vontade própria, e não podem entrar no Céu por que Maria é a Porta do Céu e advogada dos pecadores, acontece que estes nossos irmãos não se consideram pecadores e também não querem ser santos porque os santos são da Igreja Católica. Se você perceber bem o que eu digo aqui vai entender que a situação dos evangélicos é realmente deprimente e caótica. Por isso, faço hoje um pedido a você meu irmão e minha irmã que está na VERDADEIRA IGREJA DE NOSSO SENHOR JESUS CRISTO, a Santa Igreja Católica Apostólica Romana, reze pela conversão de todos e principalmente destes nossos pobres irmãos que já se consideram salvos quando na será que eles vão ser salvos? Este não é apenas um pedido particular meu, mas é também um pedido de Nossa Senhora da Imaculada Conceição!
Parabéns a todos os católicos salvaterrenses e também aos que vieram de fora para prestigiar a grande festa da Mãe de Deus! Parabéns também a toda comissão organizadora do Círio 2011 com o tema Maria vocacionada de Deus Pai! Parabéns ao nosso pároco Frei Cleto Millan e aos nossos Freis Pedro e Salvador! É isso aí! Jesus continua nos chamando à missão!
Um forte abraço da paz de Cristo!
Com carinho,
Ana Claudia Stupp - secretária da Pastoral da Comunicação -PASCOM
Nenhum comentário:
Postar um comentário