Páginas

quarta-feira, 30 de junho de 2010

O QUE É PASTORAL DA SAÚDE

             A Pastoral da Saúde "é um dos setores da vida de nossa igreja no Brasil". Tem como objetivo "evangelizar com renovado ardor missionário o mundo da saúde, à luz da opção preferencial pelos pobres e enfermos, participando da construção de uma sociedade justa e solidária, a serviço da vida".
            A Terceira Assembléia Nacional de Pastoral da Saúde definiu a Pastoral da Saúde como uma ação evangelizadora de todo o povo de Deus comprometido em promover, preservar, defender a saúde e celebrar a vida, tornando presente no mundo da saúde a ação libertadora de Jesus.

            A PASTORAL DA SAÚDE TEM TRÊS MANEIRAS DIFERENTES DE CAMINHAR
- Seguindo o caminho de Jesus, procura cuidar com carinho dos pobres e doentes, dando atendimento e assistência aos doentes, procurando cuidar de sua saúde integral: saúde física, psicológica, social, espiritual, etc.
- Realizando o sonho de Jesus, constrói comunidades de pessoas que se amem, se encontrem, se ajudem. Gente que partilhe seus béns, seus conhecimentos, experiências e suas práticas populares de saúde. Gente que celebre o dom da vida, console os que sofrem, enfrente os que matam a vida e fazem da medicina uma ciência de lucros, tudo só por dinheiro.
-Vivendo a vida de Jesus, que entendeu e enfrentou muito bem a política de denominação, que destruía a vida de muita gente no seu tempo, a Pastoral da Saúde procura conhecer bem as leis e as políticas de saúde, o Sistema Único de Saúde na legislação e na prática. Participa das organizações públicas de saúde como as Conferências e Consehos de Saúde. Questiona suas práticas e elabora propostas para que nosso povo tenha uma vida digna, goze de seus direitos de cidadão brasileiro, e tenha muita alegria de viver.

Nenhum comentário:

Postar um comentário